Um termo que está sendo cada vez mais procurado por quem utiliza a internet e se preocupa com a proteção de seus dados é a VPN. Você já ouviu falar sobre esse recurso?

Você sabe o que é VPN? VPN é a abreviação de Rede Privada Virtual e é uma camada de proteção que é criada entre os dados que o utilizador insere e o que o servidor recebe; como um túnel que protege os dados dos usuários dos olhares curiosos de hackers e servidores que salvam as informações para enviar publicidade personalizada.

Diferença entre VPNs gratuitas e pagas

Quando se procura por um aplicativo VPN, é possível encontrar versões gratuitas e versões pagas. Por mais que você ache vantajoso não ter que pagar por uma VPN, pense bem antes de baixar qualquer coisa para o seu computador ou celular.

As VPNs gratuitas geralmente têm poucos servidores disponíveis; consequentemente, poucos países para escolher. Junte a isso uma grande quantidade de pessoas acessando o aplicativo gratuito ao mesmo tempo e o resultado será uma conexão lenta e sem qualidade.

Outra coisa que os provedores de VPNs não pagas fazem é vender os dados dos clientes para empresas de publicidade online. Isto vai totalmente contra a proteção de dados dos usuários e não garante a privacidade que as pessoas buscam quando escolhem uma VPN.

A versão paga só traz vantagens e o único ponto negativo é ter que pagar pela subscrição. Imagine ter a possibilidade de poder escolher vários países diferentes e desbloquear o conteúdo de qualquer região do mundo. Também imagine ter uma velocidade de conexão super rápida, em alguns casos até mais rápida do que as conexões convencionais e desprotegidas.

Quanto mais servidores disponíveis na VPN, mais conteúdo é possível acessar

Se você deseja ver um torneio ou jogo que esteja sendo transmitido apenas em determinado país, e se você não estiver no país, não poderá ver o jogo.

O mesmo acontece com o catálogo da Netflix, por exemplo, aonde cada país tem uma seleção diferente de filmes, séries de TV e shows.

Com uma boa VPN é possível mudar rapidamente de um país para outro. A empresa que recomendamos é a ExpressVPN por ter a maior quantidade de servidores disponíveis, espelhados em vários cantos do mundo.

As Vantagens únicas de ter uma boa VPN

  • Os dados dos utilizadores estão protegidos em tempo real de vários tipos de ameaças e ataques, assim como phishing, que é um dos mais utilizados no Brasil, e ataque Man-In-The-Middle.
  • O provedor de internet não pode mais saber os dados e interesses dos utilizadores, assim como os sites que eles entram. As fotos e outros arquivos também ficam protegidos de roubo enquanto a pessoa navega com uma VPN ativada. Privacidade pura!
  • Acesso a sites, filmes e jogos exclusivos de outros países. Todo o conteúdo que é bloqueado por região passa a estar disponível para as pessoas. Tanto futebol como outros esportes que não são transmitidos no Brasil podem ser acessado. Campeonatos de Rugby, Basquete, Curling, Dardos e muito mais.
  • Os sites bloqueiam o acesso de pessoas de outros países por duas razões: ou o próprio governo tenta impedir que os cidadãos vejam coisas que eles não querem que sejam vistas, ou por motivos de propaganda e direitos autorais.

  • Conseguir estadias em hotéis mais baratas mudando a localização do seu servidor virtual para o país aonde a pessoa deseja estar hospedada. Essa técnica funciona também com passagens aéreas e lojas online. No caso da passagem aérea, basta abrir o aplicativo VPN e escolher um país aonde a população tem menos condições financeiras. Quem compra passagem aérea diretamente da Holanda, por exemplo, paga mais do que quem compra a partir da Lituânia.