Principais recursos procurados em softwares de videoconferência

Cada vez mais as videoconferências têm se tornado indispensáveis, seja para as empresas ou até mesmo reuniões de família.

O mundo está cada vez mais conectado, distância? Isso não impede ninguém de nada. Trabalhar com alguém do outro lado do mundo? Fácil, utiliza-se uma videoconferência e pronto, duas ou mais pessoas estão se vendo e ouvindo ao-vivo.

As videoconferências já provaram o seu valor, mas você sabe quais são os recursos mais procurados nos softwares que as fazem?

Principais recursos e software usados

Velocidade – sem dúvida alguma velocidade é o ponto mais importante em um software. Videoconferências precisam ser rápidas, sem interrupções ou atrasos por conta do programa. Claro, na maioria das vezes lentidões são causados pela internet, mas nem todas elas.

Segurança – informações confidenciais estão sendo transmitidas nesse exato momento em algum lugar em uma videoconferência. Milhões de reais sendo discutidos, vendas importantes sendo realizadas, senhas sendo entregues.

A segurança de uma videoconferência é de extrema importância e deve estar junto a velocidade no patamar de importância. Se um software não possui segurança, este não deve ser utilizado.

Interface amigável – já se foi a época onde todas as pessoas que utilizavam videoconferências entendiam muito de informática. Hoje qualquer pessoa utiliza o recurso nos dias de hoje.

A interface do software deve ser fácil de ser entendida e limpa, somente o básico deve estar sendo exibido para que as pessoas não se confundam.

Usabilidade – as pessoas utilizam um celular para um milhão de coisas, assim como um computador e os seus programas. Um software precisa ter uma boa usabilidade e fornecer outras opções para o usuário, quando mais o programa fizer e se manter rápido e estável melhor.

Estabilidade – programa fechando sozinho, videoconferência caindo, áudio conferência falhando. Não a nada pior do que as situações descritas anteriormente quando a um assunto importante para ser resolvido.

Chat e troca de arquivos – mesmo que alguém somente queira falar por vídeo ter um chat é indispensável. Existe coisas que não podem ser ditas em alguns momentos.

Poder realizar trocas de arquivos é indispensável, durante videoconferências é normal possuir um arquivo que deve ser compartilhado. Ter que enviar um e-mail com uma única foto para todos os membros é um péssimo cenário.

Compatibilidade – se o computador não funcionar tudo bem, utilize o celular, também não funciona? Sem problema pois o tablet está OK. Ter um software que lhe dá liberdade é de imensa importância, pois somente com um você poderá trabalhar em qualquer lugar.

Um software precisa ser seguro, rápido, estável e possuir outras utilidades. Portanto escolha o programa que possuir mais desses recursos e características. Além é claro da compatibilidade com inúmeros dispositivos, para as pessoas que gostam de liberdade este último é indispensável.

Também existem outros pontos a serem observados como preço e se as outras pessoas o utilizam. No entanto estas características segundarias somente devem ser levadas em conta depois dos principais recursos.