Recuperação de Crédito: Chat automático para cobrança. Saiba tudo!

Você já deve ter uma ideia do que é um chat automático ou chatbot, mas, caso não tenha, é um aplicativo baseado em inteligência artificial utilizado para realizar conversas – semelhantes àquelas que seriam realizadas por um agente humano. Hoje vamos falar sobre recuperação de crédito.

Essas aplicações vêm sendo amplamente utilizadas principalmente em casos nos quais há uma rotina bastante previsível por conta dos usuários. Serviços de cobrança e de recuperação de crédito estão entre aqueles que podem se beneficiar amplamente desses serviços, já que as opções a serem discutidas costumam ser bastante limitadas.

Como funciona

Existem dois tipos de chat automático disponíveis no mercado:

  • Os baseados em regras são mais simples. Embora sejam eficientes, atuam com base em um script, de forma muito semelhante àquela realizada pelos agentes humanos dos serviços de cobrança e de recuperação de crédito.
  • Já os baseados em inteligência artificial, costumam se utilizar da leitura de palavras-chave no texto digitado pelo cliente para identificar a necessidade e responder adequadamente a ela.

Vantagens

Os serviços de cobrança e de recuperação de crédito já evoluíram bastante desde que foram criados. No início, agentes humanos eram responsáveis por telefonar para os devedores manualmente e realizar a tentativa de acordo.

Com o tempo, esse processo foi automatizado, e discadores foram criados para poupar os agentes desse trabalho braçal. Mas ainda é necessária uma estrutura composta por uma central telefônica, vários troncos de chamadas e muitas pessoas munidas de telefones e computadores para a realização do serviço.

O chat automático elimina não apenas uma parte dessa estrutura, mas toda ela. Não são mais necessários agentes para fazer ligações, telefones e computadores para a realização das transações. Um único servidor conectado à internet é capaz de realizar todo esse trabalho, poupando um custo astronômico para o empresário.

Coloque na conta o custo com horas extras, energia e outros insumos e pense no quanto uma ferramenta dessas é capaz de economizar ao final de um único mês de produção.

Outra vantagem dessas aplicações é a maior capacidade de resolução, já que muitas pessoas não utilizam mais telefones convencionais. Interligadas com serviços de mensagem já existentes, elas não obrigam o usuário a utilizar nenhuma aplicação extra nem criam outros tipos de dificuldades que poderiam inviabilizar os serviços de cobrança e recuperação de crédito.

Personalização para recuperação de crédito

Uma característica interessante do chat automático é que fica mais fácil para a empresa utilizar um padrão, pois o sistema é limitado à sua programação, ao contrário de pessoas – as quais podem se desviar do script e trazerem problemas para o serviço.

Com o uso do chat automático, também fica mais fácil mensurar os resultados. O próprio sistema gerará estatísticas, como a taxa de sucesso, as abordagens mais eficientes ou as formas de pagamento mais escolhidas. Fica mais fácil e lógico para o administrador do negócio, seja ele uma empresa especializada em recuperação de crédito e cobrança ou não.

Integrado

Apesar de todas as vantagens apontadas, o chat automático ainda tem algumas limitações, afinal, o sistema é incapaz de dar todas as respostas possíveis. Para isso, ainda é aconselhável a presença dos agentes humanos para que a conversa seja assumida por um deles quando for necessário.